07:50

Pra que(m) serve seu estudo?

Postado por Ana C. |

Anos e anos estudando sem saber se chegará o dia em que haja sentido nesse estudar. Uma coisa aqui, outra lá... ainda não sei se o problema foi uma falta de interesse crônica ou uma tempestade de interesses múltiplos e variados, sem capacidade de focar e dar o mérito devido. É que é tanta coisa para se gostar... será verdade que não sabemos o que queremos até o ver?

É que, no fundo, não aprendi nada.

Não sei ler: as letras formam palavras confusas cujo significado ora me escapa totalmente, formando um código hermético e intraduzível, ora alcança tal profundidade que chego a duvidar que esteja realmente lá o sentido que lhes dou. Transcendo.

Não sei escrever: quando mais preciso minha caneta emudece e todos os meus mais coloridos ou sombrios pensamentos atiram-se pela janela e não deixam sequer sua sombra como rastro para manchar o papel em branco.

Não sei fazer contas: sequer sei contar o tempo (e tempo é tudo que temos) e só pressinto que já foi muito perdido, escorrendo entre dedos, tentando achar sentido onde não há. Mas como gastar o tempo que ainda resta?

Talvez, de tudo, tenha ficado um pouco mais de história. Um sentimento vago de que muitos vieram antes, muitos estão aí e de que há muitos mais por vir (memória genética ou alguma coisa assim, pensaria você). Poucos foram grandes e realmente mudaram as coisas mas não me engano nem espero salvação: gosto mesmo é dos pequenos fatos, de olhar a lua cheia da mesa do boteco, do lobo correndo na floresta, de não ter rumo, da canção dos pardais. Não quero parar a chuva. Não, nem mesmo história... só o indefinível e vago.

O que fica, depois que tudo foi esquecido?

Amei muito. Amei como quem morre.

E pra que(m) serve isso?

2 comentários:

Karen Indignada disse...

Eu passei a vida inteira estudando, desde os 3 anos de idade, fui acabar com 23 na faculdade.
20 anos estudando e quando fazem alguma pergunta sobre qualquer porcaria que eu não sei a resposta, dá vontade de esmurrar minha própria cara.
Estudar tanto pra que?
Não dá pra engolir o mundo e saber de tudo. Não dá pra ser tudo e todos. É preciso estudar apenas o que é do nosso interesse e não exatamente o que é do interesse alheio.
.
.
http://desastrososvirtuais.blogspot.com

Karen Indignada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.